/
O que é o ENADE?
Enade: é a abreviação de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, uma prova que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa avaliação é organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e acontece em todos os anos, mas a cada edição um determinado grupo de graduações, de um total de três grupos, é escolhido para ser analisado.
Assim, acontece uma espécie de rodízio entre os cursos que serão avaliados, de forma que a mesma graduação seja repetida a cada três anos. É o MEC (Ministério da Educação) que define quais cursos fazem parte de cada grupo, os quais costumam ser divididos entre áreas de conhecimento e de atuação.
-
No chamado ciclo I devem participar os cursos de bacharelado das áreas de Engenharias, de Saúde, de Arquitetura e Urbanismo, de Ciências Agrárias, assim como os cursos de tecnólogos de Segurança, Produção de Alimentos, entre outros.
-
No ciclo II são os cursos de bacharelados de Humanas, Linguagens, Exatas, Biológicas e de Arte. Junto com essas graduações também devem estar presentes os mesmos cursos, mas na modalidade de licenciatura, e os tecnólogos de Produção Industrial, Comunicação e alguns a mais.
-
Já no ciclo III são os bacharelados de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e os seguintes tecnólogos de Design, Produção Cultural, Gestão e Negócios, entre outros.
Entender o que é Enade é essencial, visto que esse exame de abrangência nacional pode impactar no futuro da faculdade, já que a nota obtida está relacionada com o fato de novos estudantes escolherem essa instituição e com o recebimento de apoios financeiros disponibilizados por órgãos do governo.
Para que serve o Enade?
As principais funcionalidades do Enade estão relacionadas com ser uma maneira de avaliar os cursos de graduação com notas, possibilitando que os alunos possam escolher em quais universidades irão estudar, e para que as instituições que regulamentam o ensino superior do Brasil consigam analisar se o que é ensinado em sala de aula, assim como o que é cobrado dos alunos, está sendo algo de qualidade.
Com isso, as instituições de todo o país podem fazer melhorias, ajustes e outras alterações em seus planos de ensino para ficarem ainda mais renomadas. A pontuação obtida como resultado é usada pelos coordenadores e gestores a fim de aprimorarem os seus cursos.
Também há outra função tão fundamental quanto essas citadas acima: a de servir como um indicador para que as faculdades consigam o apoio e o investimento do governo federal e do MEC. Ou seja, quanto melhor as notas obtidas de um (mínimo) a cinco (máximo) no Enade, mais chances a instituição de ensino têm de receber apoio com repasses para infraestrutura, projetos acadêmicos e outras finalidades que irão aprimorar a faculdade.
Isso também é válido para programas que auxiliam a entrada de jovens de baixa renda ao ensino privado de qualidade, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos), já que a instituição precisa estar bem avaliada para que possa fazer parte destes projetos.
Como funciona a prova do Enade?
Vista como similar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porém mais simples, a prova do Enade tem uma duração máxima de quatro horas, isto é, deve ser inteiramente respondida em uma tarde. Ela é composta por questões específicas do curso de graduação e por questões de formação geral, totalizando 40 perguntas.
As questões Enade próprias de cada curso compõem as 30 perguntas do exame, sendo 27 de múltipla escolha e três de modelo discursivo. Elas têm como objetivo avaliar se o estudante, principalmente aqueles que estão se formando, adquiriram os conhecimentos e as habilidades da profissão, os quais foram ensinados pela instituição de ensino superior.
As perguntas que exigem respostas escritas, isto é, as questões discursivas fazem parte da prova para ser um modo de analisar a clareza e a coerência dos alunos concluintes. Já na parte de questões gerais da prova do Enade, são apenas 10 perguntas a serem respondidas (oito de múltipla escolha e duas discursivas) tendo como base conhecimentos diversos, atualidades ou estudos de caso.
Quem precisa fazer a prova do Enade?
Os alunos de graduação que devem participar da prova do Enade são os estudantes universitários do primeiro e do último ano dos cursos selecionados no ano em questão, sejam alunos de bacharelado, de licenciatura ou de tecnólogo.
Assim, é possível analisar o ensino oferecido pela faculdade de duas perspectivas distintas: a dos alunos que acabaram de começar o ensino superior e daqueles que já estão quase completando.
O Enade é obrigatório?
Uma das grandes dúvidas sobre esse exame é se o Enade é obrigatório. Para os estudantes que estão se formando, também chamados de “estudantes concluintes”, a realização do exame é obrigatória. Caso não façam a avaliação, eles não poderão pegar o seu diploma e, assim, não irão se formar completamente no ensino superior que cursaram.
A nota do Enade sai no diploma?
Se você quer saber se a nota do Enade sai no diploma, nós temos a resposta para esclarecer. Apesar de ela ser imprescindível para colar grau, a nota não aparece no diploma, mas sim, possivelmente, no histórico escolar. Essa pontuação alcançada nas edições do Enade é essencial para o ranking de instituições de ensino superior públicas e privadas, além de poder ser consultada pelos estudantes no site do Sistema Enade.
O Enade reprova o aluno?
O aluno não é reprovado no Enade.
Edital do Enade
A cada nova edição do exame, o Inep divulga o edital do Enade no Diário Oficial da União. Nesse documento legal são publicadas as principais informações sobre a avaliação do ensino superior, como quais cursos de graduação devem estar presentes, quantas questões irão compor o exame, a data da prova e os locais de realização da prova. Os estudantes e as universidades devem acompanhar a publicação do edital do Enade 2022 para conferir como será a prova deste ano e se preparar corretamente.
Simulados do Enade
Assim como o Enem e com outros vestibulares, também é de grande importância fazer alguns simulados do Enade com o objetivo de os estudantes ficarem prontos para a prova oficial. Essas simulações podem ser realizadas pelas próprias instituições de ensino superior ao reunirem questões que fizeram parte da composição dos exames anteriores, ou ao adicionar questões específicas sobre a carreira montadas pelo corpo docente da faculdade. Os simulados sempre são excelentes maneiras de estudar e de se preparar para uma grande avaliação como o Enade. Por isso, procure descobrir se a sua universidade faz esse tipo de teste preparatório e participe. Dessa forma, você chegará no dia do exame já entendendo sua estrutura e modelos de perguntas.
Como se inscrever no Enade?
Vamos entender como se inscrever no Enade? Na maioria dos casos, os coordenadores e as secretárias dos cursos de graduação que foram selecionados para participar avisam aos estudantes, principalmente os formandos, que eles devem fazer a sua inscrição. O cadastro do Enade é feito diretamente pelo site oficial do exame e solicita os principais dados do aluno, como o e-mail, o número de telefone e o CPF. Em seguida, deve ser preenchido o Questionário do Estudante.